Chegando na Índia, as diferenças são facilmente percebidas já no caminho do aeroporto para o hotel.
Muitos carros na rua, sem faixa na rua, sem sinal de trânsito, muitas motos, tuc tuc, gente, vaca, ovelha... tudo junto na rua.
Em muitas ruas não existe separação entre "mão" e "contra-mão". Os carros vem de lá e de cá, quando chegam um de frente pro outro, decidem quem vai desviar para qual lado os carros vão desviar. Isso acontece com moto, tuc tuc, carro, vaca, etc. É muito diferente. A impressão que dá é que não temos regras de trânsito, pelo menos em Bangalore (única cidade da Índia que eu conheço até o momento).Em maioria, as ruas não tem calçadas, então as pessoas andam literalmente no meio da rua.
As buzinas são usadas a cada minuto, seja pra pedir passagem, como pra avisar que estão chegando, que vão ultrapassar, que vão virar, que vão parar... que vão fazer qualquer coisa. As buzinas chegam a incomodar.
As diferenças aumentam quando falamos em roupas. As meninas normalmente (digo normalmente por que existem vários tipos de indianos.. Rs. Algumas indianas usam roupas ocidentais), não usam roupas curtas, com decotes, muito justas, etc. Elas SEMPRE cobrem as pernas toda, o colo (sem decote), a barriga e as costas. A barriga só aparece, as vezes, quando elas usam o Saree (aquele vestido que é um pano enrolado no corpo todo).
Eles usam acessórios/maquiagens que demonstram qual é a religião adotada pela pessoa. Isso é bem diferente do Brasil, pois independente da religião usamos o mesmo tipo de roupas, é difícil identificar qual é a religião da pessoa pelas roupas. Rs. A religião muçulmana é a mais fácil de identificar entre as mulheres, pois todas elas usam burcas pretas, deixando só os olhos de fora. As outra religiões não tem muitas roupas típicas, mas sim outros acessórios/maquiagens como flores no cabelo, "pintas vermelhas" no meio dos olhos, no couro cabeludo, etc.
Os costumes de higiene são bem diferentes! Eles não tem os mesmos padrões de "limpeza" que nós. Comem com as mãos, usam o mesmo copo para beber água (sim, no bebedouro da empresa tem uma bandeja com alguns copos de plástco. Aí eles usam, passam um água e colocam de volta na bandeja. E nos shoppings tem 1 copo de metal amarrado com uma correntinha e as pessoas usam aquele mesmo copo), não escovam os dentes após o almoço, pegam comida no prato dos outros, etc.
Essa diferença é muuuuuito complicada pra nós, pois não estamos acostumados com esse tipo de comportamento. No refeitório da empresa tem uma "bacia" cheia de água onde o cara da limpeza deposita os talheres limpos, ou seja, fica uma bacia cheia de água com talheres dentro, aí as pessoas pegam os talheres para comer. São tipo "talheres comunitários", mas os talheres sujos não são depositados lá, e, sim, entregues no balcão da limpeza (menos mal, hein?!). Rs.
Nas ruas tem muuuuuuita poeira e barro seco, as pessoas até andam com um pano tampando a boca e o nariz, pois é muita poeira pra ficar respirando. A gente fica sujo só de andar 2 quarteirões à pé e como não tem calçada (na maioria dos lugares), o carro passa e levanta a poeira toda nos pedestres. Legal, hein?! Rs.
A comida é MUITO² condimentada/apimentada, a gente pode até pedir sem pimenta, mas é quase impossível que realmente vai vir sem pimenta. Rs. Acho que a pimenta já está "entranhada" na frigideira/panela deles. Rs. Tiveram vezes que tivemos que deixar o prato quase inteiro, pois não tinha condições de dar nem 3 garfadas de taaaanta pimenta. Todo mundo começada a suar e escorrer lágrima dos olhos. Rs.
To tentando descobrir algum prato indiano que não tenha taaanta pimenta e que a gente consiga comer, equanto isso estamos nos alimentando de fast-food. =/ Obrigada Domino's, Pizza Hut, Subway e McDonald's, por existirem na Índia!!! Rs. :-)
Bom, esse é um resumo da minha pequena experiência na Índia, até o momento!!!
Vou atualizando ao longo da viagem.. :-)




Nenhum comentário:
Postar um comentário