21 de outubro de 2013

Festa de Casamento = Árvore de dinheiro

Quando as pessoas decidem fazer uma festa de casamento, não sabem onde estão se metendo! Rs. Digo decidir fazer festa, pq isso nada tem a ver com casar. Pode-se casar sem fazer festa.

O mercado de casamento é um absurdo e ele consegue te contagiar a ponto de achar barato coisas que são absurdamente caras. To passando por isso agora.
Eu e minha mãe tínhamos traçado um orçamento para gastar, com o pensamento:  “Ah vai, com essa grana dá pra fazer uma festa ótima. Sem luxo, sem frescura, mas com comida boa, música boa e animação (o que não falta na minha família e amigos).”

Primeiro foi a saga de conseguir fechar um lugar, sendo igreja e salão. Optamos por alugar só um salão e fechar todo o resto separadamente, pois os lugares que fecham esses “pacotes” cobram os olhos da cara e, tenho certeza, que superfaturam as coisas. Sabíamos que daria muito mais trabalho fechar tudo separadamente, mas poderíamos fazer a festa do jeito que queremos e gastaríamos menos do que pacote fechado (que estava completamente fora do orçamento que estávamos dispostas a pagar).

Começamos a saga de cerimonialista, decoradora, buffet, convite, segurança, faxineira, dj, vestido, véu, grinalda, sapato, damas, pajens, padrinhos, madrinhas e zas e zas e zas... Hoje, 5 meses depois que comecei a ver tudo isso, não consegui fechar nada ainda. Hahahahaha... Faltam 6 meses pro meu casamento e ainda não fechei decoradora, cerimonial, buffet, DJ e todo o resto. Mas tudo bem, não adianta se desesperar!

O que eu fico impressionada são os preços das coisas. Você liga pra um maquiador e tem o seguinte diálogo:
- Moço, vou ser madrinha de um casamento e quero fazer cabelo e maquiagem.
- Ah! Que legal. Para madrinhas o preço é R$300, cabelo e maquiagem.

Aí você desliga o telefone e liga de novo:
- Moço, vou casar e gostaria de saber preço para fazer cabelo e maquiagem.
- Ah! Para as noivas o preço é R$1.800, cabelo e maquiagem.

CATAPLOFT! Caí da cadeira!

Mas é muita cara de pau, né?! E isso acontece com TUDO. DJ para um aniversário de 50 anos é X, para casamento é 2X. Decoração para batizado é X, para casamento é 2X... e por aí vai. Tenho vontade de falar que é para a minha festa de 25 anos e chegar na hora e falar: “Ráááá.. pegadinha do malandro! Ié ié ié... É meu casamento!”. Tenho certeza que saíria tão bonito/bom quanto e bem mais barato do que falar que é para casamento! #revoltada
Na cabeça dos fornecedores a equação é: Noiva = Rica. Quando eles ouvem a palavra casamento, tudo fica com mais “zeros” no final.

Enfim, decidimos fazer festa por que queremos muito que as pessoas que gostamos estejam conosco neste momento tão especial e para isso, to tentando, ao máximo, contornar os orçamentos superfaturados e fazer uma festa com a nossa cara, com um preço justo e recheada de família, amigos e animação. J Existem coisas que não tem jeito, vamos ter que nos render aos zeros, mas outras coisas estamos conseguindo fazer do nosso jeitinho e com um preço justo.

Cada detalhe está sendo pensado com muuuuuuiito cuidado e carinho e, tenho certeza, que no final tudo isso vai valer a pena. Cada discussão sobre orçamento, cada risada, cada coisa que nós optamos por fazer em casa ao invés de pagar pros outros fazerem, cada doce escolhido à dedo, o detalhe do convite, a cor da gravata dos padrinhos, o objeto que os pajens e damas vão carregar, etc. São muitos detalhes que não podemos deixar de fora.

Bom, então é isso... vim só fazer um desabafo rápido! Rs.


Fuuuiiiiiiii... pesquisar vestido de noiva! Rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário