3 de dezembro de 2013

Problema dos dois lados

Hoje eu estava vindo pro trabalho e escutei no rádio, mais uma vez, o pessoal reclamando do transporte público.
"Que o governo não investe, que o governo não muda, que o governo não faz e acontece..."

Semana passada eu fiquei em casa, por que estava com problema na coluna, então pude ter alguns bons diálogos com a menina que trabalha lá em casa. O nome dela é Francisca e ela já trabalha pra minha mãe há 11 anos. Tem 3 filhos, 1 neto, casa própria, é alfabetizada, os filhos também... tudo certo!
Dei esse "brief" sobre ela só para vocês entenderem o contexto da conversa.. rs.

Estávamos almoçando um dia quando começou esse mesmo "mimimi" de transporte público no rádio. Os apresentadores reclamando do governo/prefeitura, falando mal do investimento, criticando as escolhas e etc, aí, tivemos o seguinte diálogo:

Francisca: Isso é uma palhaçada! Acho muito fácil o pessoal ficar reclamando que a prefeitura não faz nada, mas quando eles fazem esses "filhos da puta" destroem tudo! O BRT é maravilhoso, novinho, com ar condicionado, tudo funcionando, tudo lindo, mas vem esses vândalos e quebram tudo! Aí é muito fácil só culpar os outros pelo problema no transporte.
Eu: Como assim Francisca? O BRT já tá todo quebrado?
Francisca: Já Gabi! O pessoal é muito mal educado! Eles quebram até aquele "botãozinho" de saída do ar condicionado. O que eles vão fazer com aquilo??? Nada! É só pelo prazer de quebrar. Ninguém tem paciência com o motorista, se ele pára e não abre a porta 1 segundo depois, o pessoal já começa a chutar a porta, abrir com força, tentar quebrar o vidro... aí os carros ficam aí, todos quebrados, tudo capenga e os caras das rádios, do jornal e da TV ficam reclamando que é culpa da prefeitura que não investe, mas quando eles investem esses filhos da puta quebram tudo!!! Fico muuuito indignada com isso!
O BRT foi um super adianto na vida de todo mundo, inclusive na deles, pq eles tem que quebrar? Não podem só aproveitar o conforto e achar bom? Que saco!

Fiquei pensando naquele discurso dela e cheguei a conclusão que ela está certa. O povo brasileiro é muito mal educado mesmo. Querem ter um "país de primeiro mundo", mas tem educação de "quinto mundo".
Sei que o problema da educação é outra história, envolve milhões de outras coisas/aspectos, mas não podemos tratar as coisas 100% separadas. Uma influencia na outra.

Quando eu me mudei pra São Paulo fiquei impressionada com a diferença na educação. Coisas simples fazem MUITA diferença. Um bom exemplo é o uso da escada rolante em SP e no RJ. Em SP é automático o pessoal subir no degrau e ficar à direita, deixando a esquerda livre para as pessoas que estão com pressa. Mesmo quando estamos em casal ou com amigos cada um fica em um degrau, deixando a esquerda livre. No RJ, o pessoal fica no meio do degrau e se você pede licença o pessoal te xinga. Oque que custa dar passagem para as pessoas??? Acho que por SP ter mais gente, mais movimento e o pessoal ter mais pressa, as pessoas aprenderam melhor a conviver em grupo. Claro que ainda está longe de ser bom, mas alguns pequenos gestos já mostram que a coisa está mudando.

Eu concordo que o transporte no RJ tem que melhorar muito. O Metrô é ridículo, existem poucas faixas de ônibus, os taxis selecionam para onde vão e não vão, etc, principalmente quando falamos de Barra da Tijuca/Recreio. Estamos com esperança do Metrô chegar lá e dar certo! Rs.

O meu ponto aqui é que não podemos só responsabilizar os outros pelos problemas da nossa cidade (ou nosso país). Temos que nos incluir nessa lista de "culpados" pelo fracasso de alguma coisa, pois a partir do momento que nós quebramos os ônibus, quebramos os trens e etc, estamos contribuindo para a piora do que já está ruim.
Infelizmente não podemos "dar nome aos bois", pois somos chamados de " população", "povo", "eleitores", etc... somos um grupo só e se 1 pessoa quebra a janela, quem quebrou foi a população e não o João.

Sinto falta de uns programas de conscientização! Aconteceu com a Lei Seca e deu certo, por que não daria com outras iniciativas? Conservação dos ônibus, não pichação das coisas, etc?! Não vai resolver de uma hora pra outra, mas seria plantar uma sementinha pra, um dia, colher uma plantação.


ATENÇÃO! Não estou aqui defendendo A, B ou C, só lembrando que nós também podemos contribuir para a melhora da nossa cidade!!! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário